Dentre as principais vantagens que um bom condomínio oferece aos moradores são as áreas comuns. Quadras poliesportivas, piscinas, garagens, salão de festas, playground, academias estão presentes para que o morador se sinta, cada vez mais, confortável. No entanto, é muito importante que sejam estabelecidas regras de utilização para que sejam mantidos nesses espaços o bom relacionamento entre vizinhos e, também, a conservação estrutural dos ambientes.
Quando for utilizar o elevador, para evitar constrangimentos, evite circular com trajes de banho e pijamas ou sem camisa, por exemplo. Alguns condomínios recomendam, inclusive, utilizar o elevador de serviços quando estiver com muitas sacolas nas mãos ou acompanhado de cachorro de grande porte. Alguns ainda orientam para carregar os animais no colo e com acessórios de segurança.
O descarte do lixo produzido é essencial para a higiene do prédio. Vários condomínios orientam o morador a embalar a sujeira e colocá-las em sacolas plásticas. Se o edifício implantou a coleta seletiva, faça a sua parte. Separe resíduos, como metais, papéis, plásticos e vidros e elimine-os na lixeira correspondente.
Quando utilizar a piscina do prédio, passe produtos que não diluam na água. Também evite correr em volta da piscina, pular na água, manipular aparelhos eletrônicos e fazer refeições dentro ou próximo do local.
Existe ainda regras para a churrasqueira e salão de festas. Caso resolva usá-los, informe-se sobre o horário de utilização, volume do som, limite de pessoas, controle dos convidados, limpeza e pagamento da taxa, se tiver, dentre outros aspectos. Mais uma dica: reserve o salão somente quando tiver certeza da realização da festa.
No caso das garagens, respeite o número de vagas. Não estacione na garagem do vizinho. Se precisar de mais uma vaga e percebeu que ele não a usa, converse com ele e peça permissão. Lembre-se que a vaga de garagem está na área comum, mas é de direito privado.
Cuide do playground. Os aparelhos desse espaço contribuem para o lazer, especialmente, das crianças. Por isso, tenha cautela com a higiene, preservação e manutenção dos equipamentos.
Valorize também o jardim do condomínio. Mesmo que um funcionário cuide do ambiente, faça a sua parte para preservá-lo. Não jogue lixo no espaço, não arranque flores ou mudas e nem pise em determinados locais, como a grama.
Fonte: http://www.constroen.com.br