É possível a transmissão da COVID-19 pelo sistema de ar condicionado?

Dicas sobre inadimplência
27 de maio de 2020
Exibir tudo

É possível a transmissão da COVID-19 pelo sistema de ar condicionado?

É possível a transmissão da COVID-19 pelo sistema de ar condicionado

De acordo com o estudo chinês, a Covid-19 pode ser transmitida pelo ar condicionado, sem contato físico. A conclusão é que um ambiente fechado tem pouca ventilação e pouca troca de ar com o ambiente externo, fazendo com que o vírus se concentre no local.

Por isso, o ar-condicionado pode ser um vilão no contágio, pois ele “varre” o ar em direção ao interior do ambiente e, consequentemente, transporta o vírus em pequenas partículas. Sem renovação ou com pouca renovação de ar, o ambiente torna-se propício a contaminar quem estiver no local.

A ventilação – janelas abertas – é um jeito simples e barato de fazer o vírus desaparecer do ar, mas como agir em prédios e estabelecimentos sem janelas, como lojas de shopping? Ou em dias de chuva, que as janelas não podem ficar abertas?

Em 15 de maio o professor Antônio Luis de Campos Mariani (Poli-USP) publicou um vídeo sobre o tema, propondo adequações nos sistemas de ventilação para reduzir a propagação de microorganismos presentes no ar.

A Kemp – empresa de gerenciamento de obras e projetos especializada em varejo – está acompanhando a discussão do tema e praticando algumas soluções, como a possibilidade de acrescentar mais ar externo, distribuir melhor esse ar externo aos splits residenciais e comerciais de forma que ele possa ser diluído igualmente entre todos os equipamentos de ar condicionado.

Fonte: Sindiconet

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?