Dicas para você se organizar melhor e manter o foco trabalhando em sua casa.

Ações importantes contra o coronavírus
20 de março de 2020
Conviver no isolamento
17 de abril de 2020
Exibir tudo

Dicas para você se organizar melhor e manter o foco trabalhando em sua casa.

Com os perigos lá fora, muita gente está precisando se acostumar com uma realidade que parece ser simples e ao mesmo tempo traiçoeira: o home office.

Afinal, trabalhar do conforto de casa requer concentração em dobro para finalizar as demandas e não cair nas tentações da caminha e do Netflix que estão ali, tão pertinho.

Separei algumas dicas e indicações de apps e sites que tem ajudado bastante o nosso time (e muito!) a manter uma rotina saudável, dentro de casa, conciliando a vida pessoal e o trabalho.

1 – Comece o dia organizando as suas demandas:

Seja utilizando post-its ou uma lista feita à mão, é importante organizar suas tarefas diárias pra ter um ponto de apoio sempre que perder o foco. 
E não esqueça de riscá-las ao terminar! Eliminar algo que você realizou é essencial para conseguir enxergar o fim das atividades e ainda renova as energias para matar todos os afazeres do dia.

Se você prefere organizar tudo pelo computador, use o Trello. Ele é simples, visual, pode ser montado em minutos e ainda é ótimo para trabalhar em projetos que demandam equipes.

2 – Tudo bem fazer uma pausa para organizar as ideias:

Assim como a hora do cafezinho, tá tudo bem fazer uma pausa pra organizar as ideias em horário de trabalho. Aproveite esse tempo pra esticar o corpo, meditar, dar uma geral no ambiente de trabalho (e porque não faxinar um pouquinho?).

Pra quem curte meditar, o Headspace possui um material de meditação guiada bem extenso e didático para iniciantes!

Se você é da turma de exercícios, o Nike Training pode te ajudar a continuar em movimento.

3 – Não perca contato com pessoas do seu trabalho

Internet tá aí pra diminuir as barreiras de comunicação. Melhor ainda é quando você aprende a separar sua comunicação pessoal e profissional!

Para continuar em contato com o pessoal do trabalho, opte pelo Slack. Ele é gratuito, pode ajudar a separar setores por canais diferentes e está disponível tanto para celulares quanto para computadores.

Em casos de reuniões de áudio e vídeo, você pode optar tanto pelo Google Hangouts quanto pelo Discord. A diferença é que o Discord prioriza bastante a qualidade do áudio, então é bom avaliar qual a sua prioridade.

4 – Organização acima de tudo

Se programar é o primeiro passo para ter um trabalho bem organizado.

Outra ótima dica é deixar arquivos salvos na nuvem. Essa é uma decisão estratégica que pode te ajudar muito em momentos como esse, onde você precisa trabalhar remotamente. 

Pra isso, você pode usar o bom e velho Google Drive.

5 – Horário pra entrar, horário pra largar!

Se você tem horário pra entrar e sair no trabalho, porque não teria no Home office? É comum que a ideia de trabalhar e descansar no mesmo ambiente se misturem. O que não pode acontecer é deixar isso passar dos limites. Seja trabalho ou descanso, tudo de mais é veneno!
O segredo está em dosar tudo o que você faz. Lembre-se: a sua cabeça precisa de um descanso.

Tem algum outro método te ajudando a manter a rotina durante a quarentena?

Deixe seu comentário, compartilhamos em nossas redes sociais!

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

Precisa de ajuda?