Durante o processo da troca de gestão, há alguns procedimentos que devem ser seguidos com muita atenção para que a nova gestão inicie de maneira correta e tranquila. Elencamos abaixo alguns passos importantes para que ocorra tudo certo e com transparência ao longo da troca de gestão.
Estabelecer um roteiro escrito para a troca de gestão pode evitar que pontos importantes sejam esquecidos pelo novo ou pelo antigo gestor. Além disso, é uma maneira de formalizar o fim do mandato e o início da nova gestão. Caso não haja esse roteiro ainda estabelecido no condomínio, é importante defini-lo e incluí-lo ao Regimento Interno para futuras transições de gestão.
Um passo fundamental durante a troca de síndicos é a conversa entre o antigo e o novo gestor. É indispensável que sejam transmitidas algumas informações importantes para o bom começo da nova administração. O ideal é durante um determinado período o antigo síndico acompanhar e auxiliar o novo síndico, quando isso acontece, é muito mais fácil para o novo síndico se inteirar de toda documentação e processos do condomínio. Caso essa situação não seja possível, o ideal é marcar uma reunião para que todas as informações sejam transmitidas. Algumas informações essenciais que devem ser repassadas para a nova gestão são:
É de costume o antigo síndico entregar uma pasta contendo toda a documentação referente ao condomínio. Junto a essa pasta, também, é entregue ao novo gestor uma carta protocolada listando cada documento que está contido na pasta. Os principais documentos que devem ser entregues são:
Caso o antigo síndico não entregue algum documento, o atual síndico deverá comunicar a ausência do documento ao antigo gestor e solicitar a entrega.
Fonte: http://gicondominial.com.br/