Dano em veículo dentro do condomínio na área comum,
Caiu uma chuva bem forte, um vendaval uma calha que estava localizada no telhado se soltou e atingiu o veículo do , morador, evidentemente recorreu para o síndico do condomínio, solicitou o conserto do seu veículo e pediu para acionarem o seguro.
A seguradora se negou a pagar e agora o condomínio deve pagar ou não esses danos ao veículo no condomínio ?
Para responder essa pergunta precisamos apurar primeiro todo o processo e fazer uma reconstituição sobre o fato, é fundamental e primordial saber se a cala estava fixada de maneira adequada e correta ou se ela estava simplesmente colocada sobre o telhado.
A resposta dessa pergunta vai dizer se o condomínio tem ou não responsabilidade de arcar com aquele dano, isso por quê se caso estava fixada adequadamente o condomínio ele não tem responsabilidade por que foi um fenômeno natural não foi motivado por ninguém.
Então aquele dano foi causado por eventos naturais agora se a calha estava colocada sobre o telhado e se ela estava solta lá, aí sim o condomínio e administração tem toda a responsabilidade de arcar com esse prejuízo.
Isso é algo muito sério, é preciso que o síndico esteja atento as manutenções do condomínio e circule pelo condomínio para diversas situações porque sempre em um evento como esse pode vir te amar alguém, e aí vai ser algo muito sério com relação a esse tema.
Vamos imaginar uma outra situação: tem uma empresa fazendo manutenção e caiu um martelo do alto prédio e acerta um veículo no condomínio, ele tem obrigação de reparar aquele dano, portanto o condomínio deve se responsabilizar por eventos motivados pela empresa ou por seus funcionários ou por imprudência com relação alguma norma de segurança, por exemplo um morador foi e riscou um veículo do seu vizinho, quem deve ser responsabilizado é o morador e não Condomínio.