Uma fachada degradada, além de depreciar o imóvel, causa um dano emocional, pois está ligada ao sentimento dos moradores com o imóvel e com a própria autoestima deste. Pior ainda quando a tentativa de consertar, piora o que já existe.
A fachada de um prédio representa a alma de um empreendimento. O perfil dos moradores de um edifício são diretamente influenciados pelo tipo de fachada. Uma fachada degradada, além de depreciar o imóvel e causar danos financeiros, também causa um dano emocional, já que está ligada ao sentimento dos moradores com o imóvel e até com a própria autoestima do morador. As pessoas deixam de cuidar daquilo que não amam e muitas vezes uma fachada bonita melhora os ânimos.
Segundo Javier Moreno, da MBergmann , empresa referência em restauração e pintura de fachadas, “há alguns erros clássicos na manutenção das fachadas que podem e devem ser evitados.”
Para o especialista,”existem algumas armadilhas que até empresas que prestam o serviço podem cair e que por inexperiência acabam levando prejuízo para condomínios, síndicos e moradores”.
“Estes são erros comuns em manutenção de fachadas, porém há muitos outros que também podem ser evitados quando há uma consultoria adequada”, afirmou Javier Moreno, concluindo que “o investimento em manutenção é diretamente revertido na valorização do imóvel”