É mais comum ouvir falar do síndico que é morador do condomínio, que consiste em uma pessoa que vai cuidar de todas as necessidades do prédio e das pessoas. Porém, existe também um síndico profissional. Esse, é alguém contratado para exercer essa função. Com muita competência, ele vai ser responsável pelo funcionamento do condomínio, pelos cumprimentos das regras e cuidar de todas as responsabilidades do local.
Como se tornar um síndico profissional?
Não tem uma formação especifica para essa profissão. Existem alguns cursos, que podem ser presenciais ou online, que vai capacitar a pessoa interessada a exercer essa função.
É interessante que a pessoa já tenha trabalhado como síndico, tenha conhecimentos de contabilidade, leis, investimentos, finanças e administração.
Além disso, precisa ser uma pessoa que saiba conviver bem com outras pessoas, que se relacione bem com todos e seja dinâmico, simpático, proativo e responsável.
O que faz um síndico profissional?
Normalmente, um síndico profissional trabalha em vários condomínios ao mesmo tempo. Ele vai cuidar de toda a manutenção dos prédios, ter certeza de que as leis e as regras estão sendo cumpridas, fazer as reuniões, passar orientações e todas as outras responsabilidades que envolve o trabalho de um síndico.
Veja algumas dicas de como ser um bom síndico:
– Cuide da manutenção do local:
Uma das principais, e mais importantes, responsabilidades do síndico é cuidar da manutenção do condomínio. É importar estar atento para todos os problemas que possam estar acontecendo nos prédios e fazer a manutenção o mais rápido possível.
– Tenha bom relacionamento com os moradores:
Mesmo não sendo morador do condomínio, o síndico profissional deve ter um bom relacionamento com todos. É essencial ter jogo de cintura nessa profissão, separar o pessoal do profissional e ouvir a todos. Faça reuniões periódicas para sempre estar em contato com os outros moradores e ouvir opiniões e reclamações. Converse sempre e os deixe por dentro de todos os acontecimentos, novidades e problemas.
– Conheça o regulamento do condomínio:
Ao ser contratado, leia todo o regulamento do condomínio em que vai trabalhar. É muito importante conhecer todas as leis, regras e regimento interno. Em casos de impasse nas decisões, elas devem ser seguidas. Demonstre aos moradores que você leu e está por dentro de tudo.
– Tenha organização
Administrar condomínios não é fácil, portando seja bastante organizado. Faça planilhas, cuide das contas, faça anotações e controle todos os documentos. Tenha sempre todos os papéis em mãos, caso algum morador queira ou precise ver.
– Conheça o condomínio
Demonstre interesse em saber tudo sobre o condomínio em que trabalha. Visite todos os andares, todas as instalações, busque saber sua história e veja todos os documentos. É importante conhecer bem o lugar para conseguir fazer um bom trabalho.
– Faça uma boa comunicação
Apenas ter um bom relacionamento com todos não é suficiente, saiba também se comunicar com clareza. Coloque avisos em murais, nos elevadores, busque sempre alguma forma de todos saberem as datas de reuniões e acontecimentos recentes, reformas, manutenções, etc.