O livro de ocorrências serve para relatar todos os acontecimentos que ocorrerem dentro de um condomínio, ou seja, neles são relatados desde desentendimentos no cotidiano a elogios.
É extremamente importante que todas as informações presentes no livro estejam acompanhadas da assinatura de quem as realizou, isto é ainda mais relevante ao tratarmos de reclamações feitas de um morador a respeito de outro já que através da correta identificação não ocorre a existência de denúncias anônimas facilitando assim o trabalho do síndico encontrar uma solução para o problema que seja mais satisfatória para ambos os moradores.
O livro de ocorrências é público, e é justamente esse o seu maior defeito.
Considerando o fato de que todas as pessoas podem ler as reclamações feitas de outros moradores a respeito delas isto acaba por gerar muitos desentendimentos ou até mesmo brigas.
Há várias alternativas que possam vir a se mostrar mais interessantes para o síndico do que o livro de ocorrências, dentre elas as principais são: a criação de um site, que é consideravelmente mais útil para grandes condomínios, e a segunda opção mais utilizada, a criação de um e-mail para que o síndico receba todo o feedback dos condôminos.
No fim o livro de ocorrências realmente pode ser um mecanismo extremamente útil de gestão condominial, porém se o mesmo estiver causando mais dor de cabeça do que satisfação é recomendado o uso de outros métodos para realizar a função desejada.