O final do ano costuma ser um período festivo para a maioria das pessoas. É o momento de reunir a família e os amigos para celebrar um novo ciclo que se inicia.
Para os condomínios, isso significa um volume de acesso maior do que o normal, portanto alguns cuidados neste período devem ser observados para garantir a segurança e a comodidade dos condôminos e de seus convidados.
Confira dicas importantes:
O período de festas no final do ano é um dos mais concorridos em relação à procura para reservas do salão de festas do condomínio. Com a grande procura, em alguns condomínios, a decisão acaba sendo feita por meio de sorteio. Outros lugares dão preferência a quem requisita a área comum primeiro. Por isso, os moradores devem lembrar que é necessário fazer a reserva com antecedência para garantir a disponibilidade do salão. Em todo caso, o síndico poderá esclarecer as dúvidas.
É recomendado evitar o uso da piscina em festas para diminuir as chances de um acidente. O ideal é que a área seja bloqueada para que os convidados, sobretudo as crianças, mantenham uma boa distância. A segurança deve estar acima de tudo.
Em alguns condomínios não é permitido fazer uma decoração externa. Por isso, antes de investir tempo e dinheiro, cheque as regras no regimento interno e comunique ao síndico sobre a vontade de fazer uma decoração especial para o fim do ano.
Para facilitar o acesso ao condomínio, sempre que um evento for realizado, é recomendado fazer uma lista de convidados e entregá-la à portaria do condomínio.
A tradicional queima de fogos de ano novo é um evento significativo para as pessoas no mundo todo. Mas você sabia que na cidade São Paulo é proibido soltar fogos com efeitos sonoros e ruídos? O projeto de lei 97/2017 veta o uso dos artefatos que produzam algum tipo de barulho e multa o descumprimento da lei em R$ 2.000. Vale notar que fogos de artifício que possuem efeitos visuais sem ruído estão excluídos da norma, mas seu uso nos condomínios deve ser previsto no regimento interno.
Festas costumam reunir uma grande quantidade de pessoas e muitas vezes é difícil controlar o barulho causado por ela. É preciso ficar atento. Leis federais funcionam em todo país a respeito da “lei do silêncio”. Portanto respeite os limites estabelecidos pelo condomínio para boa convivência, incomodar os vizinhos não é legal.
As festas de fim de ano devem ser um momento especial, por isso os condomínios precisam garantir a segurança e o conforto. Reforçar o quadro de funcionários na época é uma maneira de evitar problemas.
Fonte: https://www.aster.com.br